UNIG - Universidade Iguaçu >>> Seu Portal de Educação na Internet <<<
Feliz Natal
Início da Página (ALT + 1) Conteúdo da Página (ALT + 2) Fim da Página (ALT + 3) Ir para a Busca (ALT + 4) Ir para ao Menu (ALT + 5)
Logo da UNIG




Tamanho da Letra: A- A+

EDUCAÇÃO FÍSICA: GRADUAÇÃO

LICENCIATURA

Coordenação do Curso: Prof. Denilson Costa Soares (Campus Nova Iguaçu)
Situação Legal do Curso: Portaria MEC nº 3.030, de 28/10/2003 (Licenciatura) - renovado pela Portaria SERES nº 286, de 21/12/2012.
O Curso de Educação Física (Licenciatura) é ofertado nos Campi Nova Iguaçu e Itaperuna no turno noturno e tem a duração de 6 períodos letivos, com carga horária total de 3.020 horas.




PERIÓDICOS



BACHARELADO

Coordenação do Curso: Prof. Denilson Costa Soares (Campus Nova Iguaçu)
Situação Legal do Curso: Portaria MEC/SERES nº 866, de 09/11/2015.
O Curso de Educação Física (Bacharelado) é ofertado no Campus Nova Iguaçu no turno noturno e tem a duração de 8 períodos letivos, com carga horária total de 3.300 horas.




PERIÓDICOS


LABORATÓRIOS, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS





INFORMAÇÕES:
Durante anos a Educação Física veio travando uma batalha sobre a regulamentação da profissão. Em 1º de setembro de 1998, o presidente da República Fernando Henrique Cardoso sanciona a Lei 9696 que transforma a Educação Física em uma profissão regulamentada da área da saúde. Isso faz com que o curso de Educação Física tome outros rumos e com novas regulamentações da LDB datadas de 2001 e 2002 e 2004, fazem com que o curso de Educação Física se divida em Licenciatura e Bacharelado. Dessa forma, a Licenciatura passa a ser concluída no mínimo em 3 anos com um total de 2800 horas, e o Bacharelado no mínimo de 4 anos e 3200 horas.
Área de atuação do Licenciado:
O professor (licenciado) em Educação Física estará apto para atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação no componente curricular de Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio). Poderá ainda elaborar programas de ensino na Educação Física para todas as séries, níveis ou ciclos, bem como atuar em instituições que desenvolvem programas educacionais. Esse profissional poderá atuar também na área da pesquisa científica no campo da Educação.
Objetivos do Curso de Licenciatura:

Objetivo Geral:
Formar cidadãos aptos a exercerem a função social da Docência em Educação Física, nos diferentes níveis e modalidades de Ensino, em instituições públicas e privadas da Educação Básica, sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas de modo a promover o desenvolvimento humano.

Objetivos Específicos:
Provocar a reflexão sobre as práticas sociais, no sentido de que os problemas globais sejam compreendidos, através das articulações entre atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro de uma visão interdisciplinar.
Propiciar a compreensão de que a Educação Física se insere na ética do gênero humano, focalizando o estudo da sensibilidade produzida no e pelo movimento humano, de modo a permitir o desenvolvimento da consciência de que o humano é ao mesmo tempo: indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie.
Área de atuação do Bacharel:
A vocação do Curso de bacharelado em Educação Física está centrada na atuação do profissional no ambiente não escolar, isto é, academias, spas, escolinhas esportivas, associações desportivas de classe, condomínios, ONGS, OS, clubes, parques e espaços públicos e privados, que oportunizem a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas na perspectiva da promoção da saúde, do lazer, do rendimento físico esportivo, da formação cultural e da educação.
Objetivos do Curso de Bacharelado:

Objetivo Geral:
Fornecer conhecimentos considerados vitais para a formação de profissionais no campo da Educação Física, habilitando-os para desenvolver suas funções, integrados com a realidade concreta de seu meio, de modo a expandir as seguintes qualidades: sólida base de conhecimentos científicos; com enfoque na promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida, no desporto e no atendimento a grupos especiais e adaptados, consciência social e ética profissional; ação multidisciplinar e interdisciplinar nas práticas didático-pedagógicas; voltadas para o âmbito esportivo, recreacional e de promoção da saúde, adaptados ao ambiente físico, social, político, cultural e econômico do País.

Objetivos Específicos:
Habilitar os profissionais para intervir acadêmica e profissionalmente, utilizando como meio as diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade.
Construir uma visão crítica do planejar e do implementar atividades físicas, recreativas e esportivas, tendo em vista a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, articulando esta prática à comunidade. Preparar para exercer a profissão, de forma comprometida com o processo de construção do conhecimento, buscando metodologias e alternativas para a melhoria da qualidade de vida e do desempenho físico e esportivo, atendendo às diferentes realidades e necessidades do ser humano.
Viabilizar a direção, o gerenciamento e a implementação de atividades físicas, recreativas e esportivas, nos diversos espaços propícios para tal, buscando uma integração de todos os setores afins. Propiciar condições de coordenar e avaliar a prática de atividades físicas em uma perspectiva multidimensional. Estimular a integração e aplicação dos recursos pedagógicos, físicos e psicológicos para o atendimento das necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos em aprendizagem e/ou adaptação do movimento psicomotor, no desempenho esportivo e na promoção da saúde.
Valorizar o curso de Bacharelado em Educação Física, com relevância social, refletida pelo caráter prioritário ao ensino, à pesquisa e à extensão no âmbito universitário.
Desenvolver o interesse e a responsabilidade de construir conhecimentos científicos e elaborar campos de investigação que contribuam para identificar, ampliar e explicar problemas de caráter técnico, pedagógico e científico engendrados pela intervenção pedagógica docente nos sujeitos envolvidos no ato educativo.
Capacitar para o desenvolvimento de ações relativas à promoção da saúde e do lazer.
CONCLUSÃO:
Possuir o título de licenciado e posteriormente o de bacharel é fundamental para a atuação plena em todas as áreas da Educação Física. A UNIG possui ambos os cursos, preparando o nosso aluno para o mercado de trabalho, orientando-o através de práticas, pesquisas, extensões e estágios realizados em convênios especialmente conquistados.




Menu Unidades Universitárias - FaCBS
Rodapé
© 2009 - Portal Universitário - UNIG
Site melhor visualizado na resolução 1024x768 e no navegador Internet Explorer.
Campus I - Nova Iguaçu
Av. Abílio Augusto Távora, 2134
Nova Iguaçu - RJ - Brasil
CEP: 26260-045
Tels.: 0800 021-2013 / (0xx21) 2765-4000
Campus V - Itaperuna
BR-356 / KM 02
Itaperuna - RJ - Brasil
CEP: 28300-000
Tel: (0xx22) 3823-4000