UNIG - Universidade Iguaçu >>> Seu Portal de Educação na Internet <<<
Feliz Natal
Início da Página (ALT + 1) Conteúdo da Página (ALT + 2) Fim da Página (ALT + 3) Ir para a Busca (ALT + 4) Ir para ao Menu (ALT + 5)
Logo da UNIG




Tamanho da Letra: A- A+

PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU
MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE

Ficha de Inscrição

Objetivo

Desenvolver habilidades na avaliação pré participação dos esportistas e atletas; capacitando os médicos a orientar a especificidade de cada exercício físico apropriado. Realizar profilaxia, diagnosticar e tratar as patologias inerentes ao exercício físico.

Público alvo

Médicos.

Carga Horária Total

780 horas/aula
380 h/a aulas teóricas
220 h/a de estágio prático
180 h/a de pesquisa orientada

Duração e Horário

24 meses – Sextas de 13h às 22h e Sábados de 8h às 18:00 h, mensalmente (aulas teóricas).

(O estágio prático e a pesquisa orientada serão desenvolvidas através de calendário próprio).

Coordenação

Ms Marco Antonio Alves Azizi
http://lattes.cnpq.br/7014828742058071
E-mail: marcoazizi@oi.com.br


Investimento

24 parcelas de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos Reais)

Taxa de Inscrição

R$ 50,00 (Cinquenta Reais).

Previsão de Início

2º Semestre de 2017.

Conteúdo Programático:

  • Cineantropometria e Avaliação Funcional Integrada: Medidas antropométricas. Somatotipologia. Análise crítica das relações entre as dimensões corporais. Técnicas de avaliação da composição corporal. Crescimento e desenvolvimento. Medida e avaliação da mobilidade articular. Cineantropometria clínica.
  • Fisiologia do Exercício: Bioenergética do exercício e fisiologia muscular aplicada.Conceitos fundamentais em fisiologia do exercício. Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre os sistemas. Mecanismos fisiológicos da frequência cardíaca em exercício físico. Bases fisiológicas e metodológicas do teste de esforço. Respostas e adaptações fisiológicas a exercícios aeróbios e anaeróbios.Limiar anaeróbio.
  • Medicina do Exercício I: Exercício físico e saúde. Bases clínicas para a prescrição do exercício na saúde e na doença. Traumato ortopedia desportiva. Reabilitação das lesões esportivas. Exame do sistema locomotor e profilaxia. Critérios para orientação do calçado desportivo. Exercício e fibromialgia.
  • Medicina do Exercício II: Rotinas de atendimento de emergência para locais de prática desportiva. Atendimento da parada cardiorrespiratória durante exercício físico. Exercício físico no diagnóstico e tratamento das doenças. Aspectos médicos do exercício e da atividade física na mulher e na criança. Exercício físico no idoso.Avaliação vagal cardíaca. Noções de eletrocardiografia normal e de esforço. Eletrocardiograma do atleta. Interpretação clínica do teste cardiopulmonar de exercício. Doping esportivo: métodos de controle.
  • Metodologia do Treinamento e dos Esportes: Papel do médico desportivo na competição e na delegação desportiva. Princípios fundamentais do treinamento físico. Aspectos da avaliação e do treinamento físico do militar. Treinamento para a saúde e competição. Treinamento da flexibilidade. Treinamento em altitude e para escaladas de alta montanha. Modalidades de exercícios em academias. Noções básicas dos desportos em Medicina do Exercício. Prescrição de exercícios de fortalecimento muscular. Exercícios físicos na água - hidroginástica e natação. Nutrição desportiva.

  • Para maiores informações, ligue:
    Campus I - Nova Iguaçu: (0xx21) 2765-4013.


    Menu da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa
    Rodapé
    © 2009 - Portal Universitário - UNIG
    Site melhor visualizado na resolução 1024x768 e no navegador Internet Explorer.
    Campus I - Nova Iguaçu
    Av. Abílio Augusto Távora, 2134
    Nova Iguaçu - RJ - Brasil
    CEP: 26260-045
    Tels.: 0800 021-2013 / (0xx21) 2765-4000
    Campus V - Itaperuna
    BR-356 / KM 02
    Itaperuna - RJ - Brasil
    CEP: 28300-000
    Tel: (0xx22) 3823-4000